27 maio, 2006

Conforme anteriormente previsto, o Movimento Cívico reuniu ontem, pelas 21.30, na sede da ACIFF. Foi feito o ponto da situação em relação aos últimos desenvolvimentos:

1. O Movimento fez-se representar, no passado dia 20 de Maio, no Plenário Extraordinário convocado pelo MUSP (Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos).

2. Esteve também no debate radiofónico promovido pela RCFM, na passada segunda-feira, 23 de Maio.

3. Reuniu com o Senhor Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e a Senhora Vereadora Teresa Machado, em 25 de Maio. Nesta reunião, o Movimento deu conta das propostas em execução e da necessidade de apoio logístico de vária ordem em futuras iniciativas.


Na reunião ontem levada a efeito na ACIFF, ficou decidido:

1. Manter as iniciativas já agendadas para o dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança:

a) Distribuição da tarja autocolante.

b) Encontro institucional com o Conselho de Administração do HDFF e visita
ao serviço de Maternidade.

c) Colóquio-debate, às 21.30 horas, nas instalações da ACIFF,com a
presença de prestigiados profissionais de saúde do Hospital Distrital e
para o qual convidamos a população.

2. Agendar novas iniciativas:

a) Convidar os Senhores Presidentes de Junta para uma reunião na
próxima sexta-feira, 2 de Junho, pelas 18 horas e 30 minutos.

b) Aderir à manifestação convocada pelo MUSP (Movimento dos Utentes
dos Serviços Públicos), para o dia 10 de Junho, pelas 15 horas, na cidade
de Lisboa, em defesa dos serviços públicos (escolas, maternidades,
Serviços de Atendimento Permanente, outros serviços de saúde,
transportes,água, etc...).

15 maio, 2006

O Movimento Cívico "Nascer na Figueira", conforme anteriormente divulgado, reuniu no passado dia 12, pelas 21.30, na sede da ACIFF.
Foram tomadas decisões em relação a futuras iniciativas:

1. Responder afirmativamente ao convite endereçado pelo MUSP (Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos), para participação no Plenário Nacional Extraordinário, a realizar no próximo dia 20 de Maio, pelas 11.00 horas, nas instalações da Voz do Operário.

2. Responder de igual modo afirmativo ao convite recebido da Rádio Clube Foz do Mondego, para um debate, em directo, subordinado ao tema " O Encerramento da Maternidade", no dia 22 de Maio, pelas 21.00 horas e que contará com a presença de representantes do Governo Civil de Coimbra, Câmara Municipal, Assembleia Municipal, Conselho de Administração do Hospital Distrital da Figueira da Foz, Médicos, Bombeiros e INEM, de acordo com a expectativa da RCFM.

3. Emitir uma tarja autocolante, em defesa da Maternidade, com primeira distribuição em 01 de Junho, Dia Mundial da Criança.

4. Solicitar audiências a entidades diversas, a divulgar logo que recebidas as confirmações.

5. Promover um debate público, em torno da mesma temática, e com a presença de responsáveis do HDFF, em data a publicitar brevemente.

Ficou agendada próxima reunião do Movimento para sexta-feira, 26 de Maio, pelas 21.30, na sede da ACIFF.

APELA-SE À PARTICIPAÇÃO DE TODOS...

08 maio, 2006


MARCHA BRANCA EM DEFESA DA MATERNIDADE

















(fotos publicadas em Figueira.net)
MARCHA BRANCA
Enquanto membros do Movimento, não podemos esconder a nossa alegria e felicitar os figueirenses pela sua adesão ao apelo que lançámos para o Dia daMãe.
Cerca de duas mil e quinhentas pessoas, segundo a PSP, aderiram e desfilaram desde a Torre do Relógio até à Câmara Municipal, nesta marcha branca de protesto contra o encerramento da Maternidade; inúmeras grávidas e pais que transportavam os seus bébés nois carrinhos marcaram presença e abriram a marcha. A juventude da Figueira também marcou presença exibindo uma faixa onde manifestava o seu repúdio pela decisão governamental.
Esta primeira iniciativa do Movimento revelou-se extremamente positiva, mostrando que temos condições para continuar a lutar até que o Ministério da Saúde retroceda nas suas intenções, se os figueirenses assim o entenderem...
O Movimento Cívico "Nascer na Figueira" vai continuar activo e aberto à participação de todos os que queiram abraçar esta causa. Até ao momento, estão contabilizadas mais de 4.500 assinaturas, não contando com os inúmeros abaixo-assinados que ainda se encontram espalhados pelas várias freguesias do concelho.
Ontem fomos dois mil e quinhentos, amanhã...

02 maio, 2006

PRÓXIMA REUNIÃO DO MOVIMENTO CÍVICO
A próxima reunião do Movimento Cívico terá lugar na próxima sexta-feira, dia 12 de Maio, pelas 21.30, na ACIF (Casa do Paço).
Uma vez mais, relembramos que este movimento está aberto à participação de todos os cidadãos interessados.
Abraça esta causa...